top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Andrea Menezes

28 de Maio entenda a importância dessa data na saúde da mulher

O dia 28 de maio é um dia especial em Saúde da mulher: é o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher, o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna e o dia da Higiene menstrual.

falarmos e agirmos a respeito destes assuntos em nossas casa, trabalho e na sociedade em geral e cobrar dos órgãos competentes que atuem em prol da saúde feminina.

Falar de cada um desses assuntos é de extrema importância em um país como o Brasil, onde as mulheres são 51% da população (IBGE) e em grande parte são as chefes dos núcleos familiares fazendo com que a mudança nos parâmetros negativos em saúde da mulher sejam não só um grande problema de saúde pública, como um importante fator no tão desejado desenvolvimento sócio-econômico nacional.

Sendo datas não tão conhecidas, acho importante discorrer a respeito de cada uma:



Dia Internacional de Luta Pela Saúde da mulher - dia oficializado para lembrar de aspectos importantes em saúde da mulher como a importância dos exames preventivos de câncer de colo de útero e de rastreio de câncer de mama que podem salvar muitas vidas. Além de acesso a esse rastreio é importante que haja também uma rede de saúde bem conectada, principalmente no que diz respeito a relação entre a atenção primária e hospitais de referência para que as mulheres que necessitarem tenham seguimento e tratamento dentro do seu diagnóstico. Este também é um dia para lembrar que a iniqüidade salarial e a violência doméstica também afetam a saúde mental e física das mulheres, sendo portanto problemas a serem igualmente combatidos como parte do plano de garantir o direito à saúde integral à todas.


Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna - A morte de uma mulher em idade reprodutiva por motivos relacionados à gravidez (antes, durante e depois do parto) é um evento catastrófico na rede que a cerca e por ser em 99% dos casos um evento evitável, sua quantificação é um marcador da qualidade do serviço em saúde prestado à esse grupo populacional. Estamos muito longe da meta de redução prevista para 2030 e por isso não podemos deixar de aumentar os esforços na melhora da assistência e verificar quais fatores sociais estão impedindo mais esse progresso.


Dia da Higiene Menstrual - é um dia criado pela UNFPA em parceria com outras organizações não governamentais e da iniciativa privada a fim de chamar atenção para o fato de que cerca de 300 milhões de meninas e mulheres menstruam todos os dias no mundo e que muitas delas não passam por esta fase do ciclo sem ter vergonha ou sem ter a informação, materiais e apoio para manter a higiene necessária para seguir normalmente com suas vidas afetando sua educação e desenvolvimento social. Em tempos de pandemia estima-se que 500 milhões de mulheres ficaram sem essas condições pelo desvio da atenção de serviços de saúde além da paralisação de escolas e projetos de distribuição de absorventes e informação. Por isso, é importante lembrar de colocar insumos como por exemplo absorventes na lista de materiais de doação lembrando que também são essenciais.


Mais importante que esse dia, é levarmos para o dia-a-dia a necessidade de falarmos e agirmos a respeito destes assuntos em nossas casa, trabalho e na sociedade em geral e cobrar dos órgãos competentes que atuem em prol da saúde feminina.


Lembrar que pequenos gestos como perguntar a uma mulher se ela está precisando de ajuda pode fazer uma grande diferença em sua vida.



Fontes: WHO, Ministério da Saúde, The Menstrual Hygene Day Website.


14 visualizações0 comentário
bottom of page