• Foto do escritorDra. Andrea Menezes

Atualizado: 27 de mar. de 2020

Vírus Covid-19

1. O que é um vírus?

São agentes infecciosos que não tem um metabolismo próprio por isso só são ativos dentro de organismos vivos.

2. O que é coronavírus?

São um grupo de vírus composto de uma molécula de RNA coberto por uma capa de proteínas. São conhecidos desde a década de 60 e podem causar infecções respiratórias leves e moderadas comuns além de síndromes respiratórias graves.

3. O que é COVID-19?

É a abreviação de Corona Virus Disease 2019 ou em português a doença do coronavírus 2019.

4. Como a doença é transmitida?

Através de gotículas emitidas por pessoas infectadas. A transmissão por via fecal está sendo estudada.

5. Quanto tempo demora para uma pessoa infectada apresentar sintomas?

Em média 5 dias , porém pode ser de 1-14 dias.

6. Quais são os principais sintomas?

Os mais comuns são febre, tosse seca e cansaço. Muitos podem apresentar outros sintomas gripais e diarréia. Estes sintomas geralmente são leves e passam depois de um tempo. Uma em cada 6 pessoas terá síndrome respiratória mais grave.

7. Quem tem mais risco de apresentar doença grave?

Idosos, portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, gestantes e imunossuprimidos.

8. O que devo fazer para me proteger?

Seguir as medidas de isolamento social e higiene (lavagem constante das mãos e uso de álcool 70 nas mãos e em superfícies, evitar tocar o rosto) recomendadas pelas autoridades.

9. Existe vacina ou medicamente para o tratamento da doença?

A organização mundial de saúde considera que os medicamentos utilizados no momento ainda estão em fase de estudos e não coloca nenhum como tratamento padrão ou vacina aprovada.

10. Quando se deve procurar atendimento?

Quando os sintomas mais comuns estiverem mantidos, se agravando ou haja dificuldade para respirar.